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As organizações estão a mudar.

As organizações estão a evoluir para se tornarem mais adaptáveis, mais ágeis.

Uma das principais mudanças que observamos é a transição de estruturas hierárquicas e departamentais para o conceito de equipas multidisciplinares e gestão de projetos. Cada vez mais, os departamentos/áreas trabalham de forma colaborativa para atender às necessidades da empresa/do projeto/do Cliente.

A multidisciplinaridade das equipas permite tomar decisões mais rápidas e implementar soluções de forma eficiente, porque se consegue dotar as equipas de mais competências e de competências mais variadas. O fruto da diversidade de backgrounds nas discussões e implementações é o "combustível" de desenvolvimento e criatividade para as soluções inovadoras.

Estas alterações e a evolução das organizações exigem uma transformação na forma como os Recursos Humanos (RH) operam e nas competências necessárias para este papel também em mudança.

Atualmente, espera-se que os profissionais de RH sejam mais estratégicos e orientados para resultados. É crucial entender as necessidades do negócio e ter capacidade para alinhar as estratégias de RH com os objetivos organizacionais.

À medida que as organizações evoluem para se tornarem mais adaptáveis, os RH também terão a necessidade de o fazer. Esta evolução implica uma mudança do paradigma das funções tradicionais de RH para uma abordagem mais dinâmica, data-driven e People Centred, alinhando as estratégias de RH com a natureza flexível da organização.

A colaboração é fundamental. Ser parceiro de negócio e integrar equipas multidisciplinares em que há contributos das diversas perspectivas, ajudará a manter o foco no resultado: resolução de problemas e aposta em soluções inovadoras.

 Toda esta Colaboração deverá ter como pilar, a tecnologia. À medida que os processos de RH se tornam mais automatizados e sustentados pelos dados, as equipas terão, cada vez mais, necessidade de aprofundar os seus conhecimentos tecnológicos. Compreender as tecnologias emergentes e saber como tirar partido destas ferramentas e inovações para o output do seu trabalho.

Por sua vez, a adaptabilidade exige capacidade de mudança. Os RH desempenharão um papel crucial na gestão da mudança dentro da organização. Isto inclui não só a gestão da mudança nos processos e tecnologias, mas também no apoio, sensibilização e envolvimento de toda a estrutura organizacional (Colaboradores) no respetivo processo.

Em locais de trabalho onde impera a multiculturalidade, torna-se vital compreender e valorizar a diferença. Os profissionais de RH terão, também neste âmbito, novos desafios - serem capazes de conhecer, reconhecer e criar políticas e procedimentos inclusivos, que considerem as diferentes culturas e, acima de tudo, que sejam respeitadoras dos limites de cada um.

Por agora, as perguntas que se impõem são: Estamos a procurar atualizações e a ganhar o conhecimento necessário para fazer face a estes desafios de mudança e corresponder às novas necessidades do papel de um gestor de recursos humanos?

Estamos preparados para enfrentar o futuro e impactar positivamente as nossas organizações?